Lembro-me que há alguns anos atrás, quando ainda não tinha muita experiência com crianças, fui convidado a dar aulas para uma turma na faixa etária entre seis e sete anos de idade. Havia cerca de 12 alunos na sala e alguns deles eram muito indisciplinados. No começo até que me saí bem mas, na metade do semestre estava quase perdendo o controle da situação. Eu não sabia o que fazer para que aquelas crianças se comportassem direito e prestassem atenção à aula. Um belo dia estava procurando por material na sala dos professores para preparar a minha aula e encontrei um pequeno jacaré de pelúcia. Tive então a brilhante ideia de levá-lo para a sala. Assim que entrei expliquei para os alunos que naquele dia eles teriam um convidado especial, seu nome era Fred e ele era o meu ajudante. Coloquei o jacarezinho, o Fred, na minha mesa e contei para as crianças que ele iria espionar todos me apontando quem estivesse conversando ou desatento. Não é que eles levaram a sério! Cada vez que percebia que alguém estava indisciplinado, o ajudante me "contava" e então eu aplicava um punição que era "um fred". Se até o final da aula alguém tivesse três freds levava uma lição de casa a mais. Passei a fazer isso todas as aulas e gradativamente as crianças começaram a se comportar e prestar atenção.
Atualmente nem uso mais o Fred em minhas aulas. Apesar de ter me ajudado bastante com aquela turma, hoje vejo que existem algumas técnicas de prevenção bem mais eficazes. Afinal de contas, é melhor prevenir a indisciplina do que remediá-la. Seguem algumas dicas que têm funcionado bem com meus grupos:
1) Não tolere insolência ou indisciplina em nenhum momento. Começe no primeiro dia de aula. Não é preciso de forma alguma ser indelicado ou autoritário para que as cianças percebam isso.
2) Seja divertido mantendo sempre um alto astral e seja moderado nos momentos que deseja atenção.
3) Identifique nas primeiras semanas os "líderes" e seja aliado deles!
4) Incentive a colaboração com o uso de objetos em comum como lápis de cor, almofadas, massa de modelar, etc.
5) Ensine-as comandos básicos em inglês sem se preocupar com a forma e sim com o uso. Expressões como: "May I borrow your pencil" ou "May I drink water" são facilmente assimilados e constantemente utilizados.
6) Não deixe comentários sobre comportamento na agenda da criança para evitar um mal entendido com os pais.
7) Caso realmente esteja com dificuldades com um aluno em particular, certifique-se de que a coordenação esteja ciente. Tente resolver o problema logo no início. Caso persista, mande a criança para o coordenador que terá um corversa com ela e possivelmente com os pais.
7) Caso realmente esteja com dificuldades com um aluno em particular, certifique-se de que a coordenação esteja ciente. Tente resolver o problema logo no início. Caso persista, mande a criança para o coordenador que terá um corversa com ela e possivelmente com os pais.
8) Evite pedir silêncio usando as mesmas palavras ou sons. As crianças logo percebem quando o professor fala a mesma coisa várias vezes e acabam tentando fazer com que ele as repita de propósito. Em alguns casos baixar o tom de voz ou fazer um gesto podem resolver.
Lidar com a indisciplina de forma preventiva é um grande passo para promover a aprendizagem das crianças. Isso ajuda a criar um ambiente agradável onde elas terão prazer de estarem presentes.
Because the admin of this web page is working, no hesitation very
ResponderExcluirsoon it will be well-known, due to its quality contents.
My homepage - Heidelberg Kindergeburtstag
hi!,I like your writing very much! percentage
ResponderExcluirwe keep up a correspondence extra approximately your article on AOL?
I require a specialist in this area to resolve my problem.
Maybe that is you! Having a look ahead to see you.
Here is my web-site http://myflex.blogspot.com/2009/08/film-fruhstuck-bei-tiffany-vergleich.html?m=1